Plano Cultural da Escola Secundaria Avelar Brotero

 

PCE2 

O Plano Cultural da Escola Secundária Avelar Brotero veio responder a um desafio/desejo do diretor da escola, António Fonseca Andrade, lavrado no seu Projeto de Intervenção, que visava operacionalizar o Plano Nacional das Artes, pois reconhecia que este se articulava com a matriz desta escola.

O Plano Cultural da Escolada Avelar Brotero pretende responder à questão: Como podem a Arte, a Cultura e o Património re-animar estruturas, ateliês, projetos e práticas dando-lhes um outro ânimo ou vida?

O título do Projeto Cultural de Escola da Avelar Brotero é:

«re-ânimo-ar [democratizar, desvelar, desenvolver]»

Uma necessidade e um desejo surgem como impulsionadores/motores do tema escolhido para o Plano Cultural da Escola. A necessidade e o desejo de a reanimar fazendo renascer alguns projetos que ali tiveram um lugar e dando um novo fôlego a projetos existentes. O termo animar vem do latim e resulta da conjunção dos étimos animo + are, que significa dar vida e soprar. Pretende estePlano Cultural da Escola dar vida e animar projetos e práticas já existentes, mas, igual­mente, dar-lhes alento, força e coragem: estimulá-los.