Clube de Teatro Virtual

Atendendo à implementação do Ensino à Distância (E@D), a proposta de um Clube de Teatro Virtual na Escola justifica-se pelos alunos. Assim, a aprendizagem e o desenvolvimento do projeto ocorrerá na sala virtual, tendo como professora responsável Ana Amaral, para acompanhar os processos de criação.

De facto, é necessário reinventar não só o “espaço aula de teatro” bem como o “espaço de representação”. A  casa passará a funcionar como palco em que a voz, o corpo, a cenografia e o espaço escolhido servirão de instrumentos de comunicação.

O projeto proposto para este ano letivo intitula-se “Dramatizar Pessoa” e tem como ponto de partida o estudo do conteúdo literário do 12º ano sobre Fernando Pessoa e os Heterónimos estudados, entre outros.

Nas sessões online, 50 minutos por semana, em horário a definir, os alunos falarão sobre o autor, os poemas e a  personagens escolhidas no contexto da sua aprendizagem. Redigirão um diálogo entre o Pessoa ortónimo e as suas criações, incluindo versos dos seus poemas. Posteriormente, farão a leitura dramatizada do texto/falas escolhido(as), treinarão a respetiva encenação, trabalhando a voz, os gestos, os movimentos e pensarão numa cenografia; serão feitas auto gravações e adicionarão os seus vídeos no respetivo tópico da sala online do Clube de Teatro, provavelmente no Classroom.

Objetivos:

  • Utilizar a voz como instrumento de trabalho;
  • Aperceber-se da importância da linguagem não-verbal no processo de comunicação;
  • Reconhecer a importância da dimensão espacial como forma de expressão;
  • Desenvolver a capacidade de ser outro;
  • Consciencializar-se da relevância do teatro na sua dimensão estética, cultural e social;
  • Relacionar a arte dramática com outras manifestações artísticas;
  • Utilizar linguagens estéticas diversificadas e reconhecê-las enquanto portadoras de valores e vínculos coletivos;
  • Desenvolver a autonomia, o espírito crítico e a criatividade;
  • Incentivar o gosto pela arte teatral.

Intervenientes:

  • Professor dinamizador;
  • Alunos inscritos no clube;
  • Colaboradores voluntários.

Horário de Funcionamento:

  • Horário a determinar (50 minutos semanais) com os alunos.

Atividades a desenvolver

1º Período:
  • Abrir inscrições, junto dos professores.
  • Realização de exercícios teatrais de caráter formativo (atelier de expressão dramática).
  • Redação do texto dramático.
2º Período:
  • Leitura e encenação do texto dramático.
  • Seleção de luminotecnia, sonoplastia, adereços e cenários;

3º Período:

  • Conclusão e apresentação à comunidade, via online ou presencial-
Recursos:
  • Espaço interior grande e amplo;
  • Computador portátil;
  • Projetor vídeo;
  • Projetores de luz e respetivos suportes;
  • Máquina fotográfica;
  • Câmara de filmar;
  • Microfone;
  • Mesa de som.

Avaliação das atividades:

  • Auscultação da opinião da comunidade escolar com vista a posterior aperfeiçoamento.